Tarefas

TAREFA1 - AGRUPAMENTO
Pontuação para todos

  •  Forme um grupo de acordo com as orientações da Pape;
  • Nomeie e escolha um representante. 


  
TAREFA 2 - EXPLORANDO A ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE
Pontuação para todos



  • Criar uma pasta dentro de documentos com o nome do grupo (em apenas um laptop).

TAREFA 3 - DIGITANDO NO LINUX
E DESCOBRINDO SUAS FORMATAÇÕES
Pontuação decrescente
  • Digitar a frase recebida sobre o Projeto UCA, formatando da seguinte maneira:
          • Título: Negrito e sublinhado, tamanho 18, fonte URW Chancery L, centralizado e colorido.
          • Texto: Tamanho 14, fonte Dejavu Sans, justificado, cor preta.
          • Salvar na pasta criada, com a extenção .doc.

 
TAREFA 4 - JOGANDO E APRENDENDO!
Pontuação para todos

  •  Através do menu Iniciar (ícone estrela), localize e explore os jogos;
  • Escolham um dos jogos explorados e elabore uma proposta de utilização relevante para o seu ano ciclo, que será socializada oralmente no fim da atividade.


TAREFA 5 - REVELANDO SEGREDOS...
Pontuação decrescente

  • Elaborar no editor de planilhas uma tabela com a idade de todos do grupo e gerar um gráfico.
  • Salvar na pasta criada, com a extenção .xls.
      




TAREFA 6 - APRENDENDO FORMAS
E ÂNGULOS COM O KTURTLE!
Pontuação decrescente

O KTurtle é um ambiente para a linguagem de programação "Logo" desenvolvido para Linux, voltada principalmente para crianças e aprendizes em programação. Essa linguagem por Seymour Papert com base numa filosofia construtivista.


Configurando o idioma
Para utilizar os comandos, primeiro configure o idioma português, da seguinte forma:
1. Abra o programa KTurtle;
2. Clique no menu Configurações – Configurar o KTurtle;
3. Em seguida na aba idioma escolha o idioma Português e clique no botão Aplicar.
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Entendendo o KTurtle (só um pouquinho!)
A tartaruga realiza o traço na tela de acordo com os comando que você insere.
Antes de iniciar com os alunos é necessário que eles se familiarizem com alguns comandos do programa e com conceitos matemáticos, como a identificação de ângulos necessários para uma volta de 360°, além de noções de medidas e de unidades. Como vocês já dominam isto, vamos ao programa!


O desafio!
Você será orientado a digitar comandos, entenda alguns:
pf = para frente
pt = para trás
pd= para direita
pe = para esquerda
apague = apagar tudo na tela e voltar a posição inicial
o número inserido indica distância (pf e pt) e ângulos (pd e pe)
Certifique-se que o editor de comandos esteja visível. Para isso clique em Ver -> Editor.


  • Tente realizar os seguintes comandos para a tartaruga desenhar um triângulo:
Repita 3 {
pf 100
pd 120
}

  •  Utilize o botão executar para verificar se a tartaruga desenhará o triangulo corretamente.
  • Apague tudo na tela para realizar a atividade seguinte.
  • Agora tente desenhar um quadrado, digitando os seguintes comandos no espaço editor:
repita 4 {
pf 50
pd ___      <Coloque aqui o número referente ao grau que a tartaruga deverá virar para
}                formar um quadrado

  • Utilize novamente o botão executar para verificar.
Para trabalhar com os alunos é interessante que eles descubram o que realiza cada comando e crie estratégias para formar figuras, rosáceas, etc. É possível até mesmo criar atividades e jogos, entre outros!

Quer conhecer mais comandos?
http://www.linux.ime.usp.br/~lucasmmg/livecd/documentacao/documentos/kturtle/commands.html




 TAREFA 7 - IMAGEM E AÇÃO!
Pontuação decrescente
  • Criar um filme utilizando a webcam. Este filme deve trazer uma mensagem de incentivo aos alunos, de cada um dos componentes do grupo.
  • Salvar na pasta criada.
Atenção: na hora de salvar, há a necessidade de renomear a imagem ou vídeo que estiver produzindo  para que não ocorra uma sobreposição .
Para salvar mais de um vídeo ou imagem automaticamente sem ter que ficar renomeando os vídeos e as fotos, entre em "Vídeos e Arquivos" (na janela de controles da web cam) e clique no quadradinho Arquivo.Auto que fica embaixo do "Abrir, tanto no arquivo de imagem, como no de vídeo. Você poderá  escolher em qual local as imagens e vídeos serão salvos e a extensão do arquivo desejada.


  TAREFA 8 - VIVENCIANDO A REALIDADE AUMENTADA!
Pontuação decrescente



  • Com o Laptop conectado a Internet, acione a Webcam e posicione a imagem recebida em frente a webcam;
  • Acesse o site http://www.ezflar.com/gen/113903.
  • Aguarde uns instantes e aprecie a imagem gerada.

  
  


TAREFA 9 - SOLTE SUA VOZ!
Pontuação decrescente

  •  Grave um depoimento que retrate as expectativas do grupo no uso dos laptops em sala de aula.
  • Não deixe de salvar na pasta criada.


TAREFA 10 - COMO SALVAR NO PEN DRIVE?
Pontuação para todos


  • Descobrir como salvar no pendrive em um ambiente Linux e gravar todas as atividades do grupo em um pen-drive.
  • Agora que su material já está no Pen Drive, delete a pasta Documentos que ficou no laptop.